|
Prezado Visitante,
Este espaço, desde sua origem, foi organizado e é mantido por alguns alunos antigos do Grão Mestre Chan Kowk Wai, como uma forma de homenagear o mestre que conhecemos e com quem treinamos por varias décadas.
Ele representa parte da história, do seu pioneirismo no Kung Fu brasileiro desde os seus primórdios e, portanto procuramos preservar em sua íntegra e de forma independente.
Mestre Chan, como muitos o chamam, foi um jovem imigrante que veio ao Brasil em busca de oportunidades e não pensava em ser professor de Kung Fu.
No entanto, as circunstâncias e a necessidade guiaram seus primeiros passos. "Chen" como era conhecido, começou com poucos alunos dando aulas na casa particulares ou em locais improvisados, um professor que era austero e exigente com os praticantes.
Todos nós, que treinamos e aprendemos por varias décadas com Mestre Chan, vimos e temos noção de como as coisas evoluíram.
Homenageamos e retratamos uma época que já não existe mais. Época em que o G.M. Chan era outro tipo de professor e seus alunos tinham outra forma de treinar e de entendimento do que é Kung Fu.
O G. M. Chan permanece presente e ainda ensinando, mas hoje, ele tem outra experiência de vida e outros objetivos.
Muitos treinavam pelo prazer de aprender a arte, têm ou tiveram academias, ensinam e ensinaram uma infinidade de pessoas sem fins comerciais ou objetivando maiores consequências.
Historia que não dever ser esquecida, para que com o passar dos anos as gerações futuras possam saber, ou pelo menos ter uma ideia de como tudo começou.
Saber quem é o G.M Chan de onde ele veio, e a importância que tem e teve no Kung Fu Brasileiro e até no mundo.
Uma época em que a Academia Sino Brasileira não existia, o Centro Social Chinês não existia, nem local de treino existia.... era uma marcenaria na rua Avanhandava, uma casa na rua Augusta, no quintal da casa do professor, aonde o aluno chegava e o professor vinha dar aula.
Ou momentos em que estávamos sem academia, com a demolição do prédio da Rua Vitorino Carmilo. Poucos permaneceram constantes aos treinos. Não nos incomodávamos se o local era ruim ou bonito, apenas treinávamos, por dedicação e prazer.
E, naquela época, era exatamente isto que o professor queria. Alunos dedicados, que treinavam arduamente. Não podemos esquecer que foram exatamente estes alunos que levaram o nome do mestre para todos os cantos do Brasil e mundo afora.
Muitas destas, e outras historias ou detalhes, permanecem na memória dos alunos mais antigos, e lá devem permanecer.
Bons treinos a todos !
|
|
|
|